Wednesday, May 5, 2010

Sport penta campeao Pernambucano 2010

.




Sport vence Náutico e é pentacampeão pernambucano

05 de maio de 2010

O Sport venceu o Náutico por 1 a 0 e sagrou-se campeão pernambucano de 2010. No clássico estadual, mais uma vez o time rubro-negro levou a melhor e conquistou o quinto título consecutivo com gol de Leandrão, ainda no primeiro tempo.

Chora, Bala! Leão é o real rei de Pernambuco



Dono da melhor campanha do Campeonato Pernambucano, o Sport venceu o Náutico por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (05), na Ilha do Retiro, e conquistou o pentacampeonato Pernambucano. O gol que garantiu a vitória rubro-negra foi marcado ainda no primeiro tempo pelo atacante Leandrão. Como o primeiro jogo o Leão havia perdido por 3 a 2, bastava apenas uma vitória simples para ficar com o título.

CAMPANHA
O titulo serviu para coroar a campanha leonina. Foram apenas duas derrotas, todas para o Náutico, nos 26 jogos – entre primeira fase, semifinais e final. O Leão só perdeu a invencibilidade no Estadual ao ser derrotado por 2 a 0 para o Náutico, com um time misto, na última rodada da primeira fase. A outra derrota foi justamente no primeiro jogo da final, quando foi batido por 3 a 2 nos Aflitos. O time chega ao título com 18 vitórias, seis empates e duas derrotas.

Os números positivos não para por aí. O Leão teve ainda o artilheiro da competição, Ciro – com 13 gols – e ainda o melhor ataque, com 54 gols marcados, e ainda a melhor defesa com apenas 20 gols sofridos. O Sport terminou ainda a primeira fase com 51 pontos, oito a mais que o vice-colocado Náutico. Nas semifinais, o time despachou o Central, quarto colocado, com duas vitórias. No jogo de ida, os rubro-negros massacraram a Patativa por 3 a 0, em Caruaru. Na partida na Ilha do Retiro, o Leão voltou a vencer, desta vez pelo placar de 1 a 0.


Voz do leitor (ou será de um povo?)

Por Diego Cavalcanti. Escrevo a vocês, jogadores do Sport Clube do Recife. Escrevo a torcida rubro-negra, aos pernambucanos e nordestinos que tanto se orgulham de serem filhos dessa terra abençoada, que paga diariamente pelos pecados de todo um país, mas que mesmo assim, se sobressai. Não nos atemos a ser berço de um país. Longe disso. Somos sim, um povo, uma legião, com terra e cultura própria, que não se contém em emoção quando houve o hino de Pernambuco na voz de Dominguinhos. Leão do Norte na voz de Lenine. Que tem em Luiz Gonzaga, o Rei dos Reis. Que se emociona e se benze diariamente às seis horas da noite, ao ouvir a Ave Maria Sertaneja. Somos todos eles: Mestre Vitalino, Chico Science, Carlos Pena Filho, Capiba, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Frei Caneca. Todos eles, de mãos dadas, por uma causa que vai além das esferas esportivas. A causa é muito maior que isso. Que a força de todos os pernambucanos, nordestinos, RUBRO-NEGROS, regida pelo som reproduzido na Noite dos Tambores Sileciosos, ecoe por todo esse país.
Aos nossos jogadores: os mais de 35 mil torcedores rubro-negros, pernambucanos, nordestinos farão voz e lutarão junto com o time até o último minuto na Ilha do Retiro, serão sangue, lágrimas e toda força positiva do mundo para vocês. Que mesmo a distancia, na primeira batalha, pediremos a benção de Deus e Padre Cícero, para que a justiça seja feita a todos os anos de luta, de humilhação, de apanhar, seja física ou verbalmente de todo o país e sequer ter o direito de se defender. Os jogadores não carregam só um clube na camisa, carregam a fé e as preces de um povo, de uma causa, que é a causa Nordestina.
Muitos deles sequer são nordestinos. Pouco importa. Pela luta, pelo espírito, são nossos irmãos. Saibam vocês, jogadores do glorioso Sport Clube do Recife, que sua luta e esforço são por deveras reconhecida por todos nós. Que aonde vocês chegaram, em um país como o Brasil, contra tudo e contra todos, não é para qualquer um. Só por isso, vocês já são vencedores. Contudo, nesse momento, vocês têm nas mãos a vitória de um povo. De uma legião. Sentiram na pele o que é a nossa realidade, por isso tamanho empenho. Sabem o quanto significará não tanto ao clube Sport, que é centenário e vencedor, mas sim ao povo pernambucano e nordestino, essa vitória. Eles teimam em desmerecer a vitória de vocês e nossa, abordando outros aspectos. Colocam que a trajetória do rival na competição se diferencia um pouco apenas, porém, sabemos todos, inclusive eles, que isso não é a verdade. O clube, o time, a legião, venceu os principais candidatos. Candidatos esses não por méritos próprios, mas pelo favorecimento incondicional dado a eles, sejam esses capazes ou não. Mas vocês, caros jogadores, caros guerreiros, são os melhores sim!
Mais do que uma medalha e um título, mais do que contratos ou oportunidades em clubes do exterior, vocês terão uma recompensa única a ser levada na hora da morte: a gratidão. O agradecimento e a reverência de um povo que luta e sempre lutará, nessa e nas próximas gerações, para ter o devido reconhecimento. Essa gente maravilhosa que são os pernambucanos, os nordestinos e principalmente a legião de RUBRO-NEGROS.
Lutem, corram, briguem. Quando o corpo fraquejar, a respiração esboçar parar, pensem em nós. Pensem na força que toda essa nação de lutadores está passando para vocês. “Nova Roma de bravos guerreiros!”, como diz o hino de Pernambuco. “Esses montes e vales e rios, proclamando o valor de teus brios, reproduzem batalhas cruéis, no presente és a guarda avançada, sentinela indormida e sagrada, que defende da pátria os lauréis.”
E por fim, caros Leões do Norte, com a vitória, com a glória, celebrada em sua última batalha, pela vontade divina que parece prever o trunfo desse povo, em nossa casa, a Ilha do Retiro, se fará o silêncio. Por alguns milésimos de segundo, apenas o coração se ouvirá. E ao longe, triunfante, imponente, será visto O Grande Leão. Com a bandeira do Sport Clube do Recife de um lado e a do grandioso Estado de Pernambuco do outro. Rugirá com toda a força que lhe cabe como o Rei dos Animais. E assim, dará voz ao seu povo, sua legião, que clama por essa vitória. E nada mais se ouvirá senão o grito de É CAMPEÃO!
Que venha a batalha! Que venha a guerra!
Estamos prontos!

1 comment

vilson said...

Quer assistir canais de TV por assinatura www.tvhd.com.br