Thursday, June 26, 2008

Receitas pra festas Juninas

.

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us

É época de São João...


Festa boa, de comidas típicas deliciosas,
muito forró, quadrilha, coco-de-roda e
outras danças tradicionais da época.
Vamos brincar, dançar, comer, soltar fogos.
Mas tudo com muita alegria e PAZ!


Aqui estão algumas receitas pra deixar seu são joão mais gostoso.
Bom SÃO JOÃO!!!

A imagem “http://www.esp.rs.gov.br/esp2/img2%5Cfesta%20junina.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

BOLO DE FUBÁ

INGREDIENTES:
3 Ovos
3 colheres de sopa de manteiga
3 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de fubá
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado


MODO DE PREPARO:
Bata as claras em neve. Reserve. Bata bem o açúcar, a manteiga, as gemas e a erva doce. Junte a farinha e o fubá. Acrescente o leite aos poucos e o queijo ralado. Bata bastante. Adicione as claras em neve mexa delicadamente. Coloque o fermento. Leve para assar em forno pré-aquecido em uma assadeira untada com manteiga e farinha.

A imagem “http://images.orkut.com/orkut/albums/ATgAAAB0rIUlMNxYgRNrh4uHhr0ScZFWiPrqg_ewLGGWbB1ZxGASJa0R5zjc7jR2l5Uauh3iCgOx4kHEyXRCZhHoOax0AJtU9VCTWbfk3kWPnKWe5S5rpWHug8rJig.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

BOLO DE MILHO

Este bolo é a cara de uma boa Festa Junina. Fofinho, com gosto de comida brasileira. O melhor de tudo é que, além de gostoso, é muito fácil de se fazer. É só juntar todos os ingredientes e colocar no liquidificador. Sua festa está garantida!

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 7 ovos
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de Preparo:
Bata a manteiga até ficar bem cremosa. Depois, sem parar de bater, acrescente o leite condensado em fio e os ovos, um a um. Em seguida, junte o milho verde e, por último, a farinha de trigo, peneirada junto com o fermento. Misture levemente até que fique uma massa homogênea.
Despeje numa fôrma redonda untada, com buraco no meio. Asse em forno médio por 35 minutos. Espere esfriar e desenforme.

A imagem “http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAABo8KhsP9Edsb1r8G3cLaMwehxDOPIJ8vQrChwjEIcggyOQ6dHywOI6HYBi5gPnaM33xmVkk3rV28gpMQqdoQzCAJtU9VBAJ2y7l65qqVTUlF3rLNIsYb6Jlw.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

BOLO DE MACAXEIRA (Aipim)

INGREDIENTES:
6 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de manteiga
3 xícaras de chá de açúcar
6 ovos
4 xícaras de chá de macaxeira crua e ralada
1 xícara de chá de coco ralado
1/2 xícara de chá de leite de coco
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado


MODO DE PREPARO:
Peneire juntos a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Bata a manteiga com o açúcar, junte os ovos batendo sempre, acrescente a macaxeira, os ingredientes secos, o coco, o leite de coco e o queijo. Bata mais um pouco até misturar bem. Coloque a massa numa assadeira de 26 x 40 cm untada e leve ao forno quente pré-aquecido (200º) por aproximadamente 1 hora ou até que esteja dourado e, espetando um palito, este saia seco.

A imagem “http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAADqYFkIXFdEkLeugDZv1AmNhZt7PTCHnGXlpvH6rHHul7-LB9d6P2QOssVxhaMqKXWePu0hafPHTkrviHuUJLRYAJtU9VDOSC_Th6pw9amhprM9SqaBdKFsuA.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


Receita de Bolo de Aipim de Liquidificador
(Mandioca ou Macaxeira)

Ingredientes:

- 3 ovos inteiros

- 2 xícaras (chá) de açúcar

- 1 xícara (chá) de leite

- ½ xícara (chá) de óleo

- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 1 xícara (chá) de amendoim torrado, moído, sem pele e sem sal

Preparo:

No liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, o óleo, o leite e 1 xícara de farinha e bata por cerca de 5 minutos. Despeje a massa em uma tigela e misture, aos poucos, o restante da farinha peneirada. Incorpore o fermento e, por fim, misture o amendoim.

Coloque a massa em uma forma retangular grande (27 cm x 40 cm) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que o bolo solte das bordas da forma e fique corado.

A imagem “http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAABbz1OwqGeoda13d6rMiKZxvoDByrKVTiBrpVP2rsD7oE7gMQYMxjFKIfkhsOlDf2fM6A6al_9V7x2QysDBgv8OAJtU9VDcpD6eMqzKMpz8mCNzNphACKCH2A.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


CUZCUZ DE MILHO

INGREDIENTES:
1 xicara de chá de côco fresco ralado grosso
2 e 1/3 de xícaras de chá de floco de
milho pré-cozido
1 xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de chá de leite de côco

MODO DE PREPARO:
Numa tigela, coloque o côco ralado, os flocos de milho, metade do açúcar e a pitada de sal, e misture bem. Leve um cuscuzeiro ao fogo alto, com água na parte inferior, e deixe ferver. Enquanto isso, abra um quadrado de pano fino sobre uma superfície de trabalho e coloque a mistura de côco e flocos de milho no centro. Dobre as pontas do pano sobre a mistura e coloque na parte superior do cuscuzeiro. Tampe, leve ao fogo alto e cozinhe por 10 a 15 minutos ou até ficar firme. Tire do fogo e deixe amornar com o cuscuzeiro tampado. Enquanto isso, misture o leite de côco com o açúcar restante. Coloque o cuscuz num prato com o açúcar restante. Coloque o cuscuz num prato de servir e regue com metade da misturas de leite de côco. Leve à mesa acompanhado da mistura restante à parte.

A imagem “http://images.orkut.com/orkut/albums/ATgAAAB0eybio8Q19MOWCabHAtXx9mlcNAxfN94W7wQ3dxAMQ0uaDjlFIZZ2GJO3WEDX3UpfWaZYgGUJ8zWXmhNcjgIHAJtU9VCsYVKhZdzKf0VPog4_mpTbMG8ioQ.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Arroz Doce (Arroz-de-leite)

Cozinhar:
1 xícara de arroz
em 1 1/2 litro de leite
1 pitada de sal

Acrescentar:
1 lata de leite condensado
½ litro de leite quente

Deixar ferver um pouco e, se precisar, colocar mais leite.
O arroz tem que ficar bem solto no leite.
Quando tiver bem cozido, retire do fogo e acrescente 4 gemas passadas na peneira
Volte ao fogo para engrossar.
Retire novamente, deixe resfriar e coloque1 lata de creme de leite
Sirva em taças e polvilhe canela em pó.

Dá pra diversificar o sabor, colocando canela em rama ou raspas de casca de limão enquanto cozinha o arroz.
Um filho, gosta de colocar calda de açúcar queimado em vez de polvilhar canela em pó.

A imagem “http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAADkKu8c1W7LX_fBH9zjdpnjVjj4ftD8NZ8CjzIOo7ODk1kwAhohPskn6wp33Qp_oIwSSwqTcmu7O7BXY8E_N1rgAJtU9VB_l1-inxofBzpJP0omR1a80pCjEw.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


Broa de fubá

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de leite
6 ovos
Modo de Preparo:

Peneire numa tigela 1 xícara (chá) de fubá com a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Reserve. Misture numa panela a manteiga (reserve 1 colher de sopa), o leite e 1 xícara (chá) de água.Leve ao fogo e, assim que ferver,junte de uma vez os ingredientes secos. Mexa vigorosamente e cozinhe por 20 minutos, sem parar de mexer, até obter um mingau encorpado. O fubá deve ser bem cozido como se fosse polenta. Retire do fogo, despeje numa tigela e deixe esfriar por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Ligue o forno
à temperatura média. Em seguida, adicione os ovos, um a um, mexendo sempre a cada adição. Continue mexendo vigorosamente até a massa ficar macia e um pouco mole (não é ponto de enrolar). Umedeça uma tigela de 10 cm de diâmetro (do tamanho de 1 xícara de chá) e polvilhe com parte do fubá restante. Coloque, na tigela, um pouco mais de 1 colher (sopa) da massa. Rode a tigela para formar as broinhas e disponha-as numa assadeira untada com a manteiga reservada. Deixe uma distância de 2 cm entre as broas. Repita a operação até terminar a massa.Sempre que necessário,umedeça um pouco a tigela e coloque mais fubá. Leve ao forno por 25 minutos, ou até as broinhas dourarem. Retire do forno e sirva quente.

A imagem “http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAADEOZ5k0m_cAKzj2YaarRSmm1zYUXYEdmst0NpFTOjFDkohcQz5AchlJ2h2ZMga5S5Ygj-0YYBmYpM0pSwtPb8bAJtU9VCjzP6ApHgLGCBeYzUzSrNKp4ZR0w.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


Receita de Bolo de Santo Antônio (Bolo de Amendoim) de Liquidificador

Ingredientes:

- 3 ovos inteiros

- 2 xícaras (chá) de açúcar

- 1 xícara (chá) de leite

- ½ xícara (chá) de óleo

- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 1 xícara (chá) de amendoim torrado, moído, sem pele e sem sal

Preparo:

No liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, o óleo, o leite e 1 xícara de farinha e bata por cerca de 5 minutos. Despeje a massa em uma tigela e misture, aos poucos, o restante da farinha peneirada. Incorpore o fermento e, por fim, misture o amendoim.

Coloque a massa em uma forma retangular grande (27 cm x 40 cm) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que o bolo solte das bordas da forma e fique corado.

Sugestão:

- Compre uma aliança de prata e lave-a bem com água e sabão. Embrulhe-a com papel manteiga ou papel-alumínio. Coloque o embrulhinho dentro da massa do bolo, antes de levá-lo ao forno. Segundo a tradição, quem achar, dentro de sua fatia do Bolo de Santo Antônio, a aliança de prata, certamente vai se casar.

A imagem “http://images.orkut.com/orkut/albums2/ATgAAADGg6Dwz7rVPpnXX5Yv7VJ6C1B9d6innBxk9dZJnt29INHW3cQYo5xdKN1ep4Tv-AR2LpppoWcGjiXsIYA4Lk9DAJtU9VCB8IdfDZiHJCqoCHTjQDYF1BqbMA.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


Que gostinho de infância tem o bombocado!! É uma delícia e presença obrigatória em qualquer Festa Junina.

Receita de bombocado

Ingredientes:
3 espigas de milho
1 lata de leite condensado
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
manteiga para untar
canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo:
Rale as espigas de milho, junte 1 xícara (chá) de água e passe pela peneira. Acrescente o restante dos ingredientes e bata no liquidificador até obter uma mistura bem homogênea. Despeje em assadeira (ou em forminhas para empadas) untada e polvilhada com canela em pó. Leve para assar em banho-maria, em forno médio, por 40 minutos. Tire do forno e espere esfriar. Se você usou uma assadeira, coloque em forminhas de papel. Polvilhe açúcar e canela sobre o bombocado, assim que tirar do forno.

Boa sorte e boas festas!!

http://www.luamusic.com.br/imagens/junina.jpg

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us


0 comments